Literacia Emergente: Facilitadores de aprendizagem de leitura e de escrita
Data / Hora
Data(s) - 02/03/2023 - 09/03/2023
14:00 - 20:00
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Resumo:
A Literacia Emergente assume-se, na atualidade, como um campo de investigação e ação educativa prementes. A ciência documenta a importância em promover a Literacia Emergente em contextos educativos, nomeadamente na educação pré-escolar, como forma de prevenir dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Assim, integrado num projeto educativo atual, amplo e orientado para a promoção de competências, a capacitação de educadores de infância sobre conhecimentos acerca de literacia emergente assume particular pertinência na preparação de crianças para a entrada no ensino formal.
O Modelo Response to Intervention constitui-se como uma forma de avaliar e intervir precocemente, facilitando a caraterização de crianças e assegurando práticas e estratégias eficazes na redução das dificuldades identificadas. Assim, este modelo tem sido documentado como uma prática efetiva e orientada para intervenção primária. A integração deste modelo nas práticas pedagógicas da educação pré-escolar responde às necessidades educativas nacionais e assegura a redução do abandono escolar precoce, decorrente de experiências negativas precoces face à aprendizagem e à escolar.
Objetivo geral:
– Explorar as conceções de literacia emergente atuais numa perspetiva preventiva na promoção da leitura e da escrita
Objetivos Específicos:
No final da formação, os formandos:
– Desenvolver as competências da literacia emergente
– Elaborar atividades de promoção de competências de literacia emergente
– Reconhecer a importância de caraterizar, monitorizar e refletir acerca da evolução das crianças, em literacia emergente
– Saber implementar metodologias e técnicas de prevenção e promoção de literacia emergente
Destinatários:
- Docentes do 1º CEB
- Docentes de Educação Especial
- Educadores de Infância
- Psicólogos
- Psicomotricistas
- Terapeutas da Fala
- Terapeutas Ocupacionais
- Outros profissionais com interesse na área da Literacia
Carga horária e modalidade:
- 12 horas, divididas em sessões de 6 horas cada
- Presencial
Datas e horários:
Sábados 2 e 9 de março, das 14h00 às 20h00
Investimento:
- Matrícula – 40,00€ (pago no ato da inscrição)
- Propina – 80,00€ (pago até à data da primeira sessão, 2 de março)
– Desconto 10% para alunos e ex-alunos do Instituto ou inscrições duplas
– Mínimo 6 / Máximo 12 formandos
Investimento inclui:
- Manual de formação
- Diploma do Instituto reconhecido pela DGERT
- Certificado de Formação Profissional emitido na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, que abrange a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ)
Conteúdo Programático:
- Módulo I – Introdução à Literacia Emergente – 3 horas
- Educação: Enquadramento comunitário
- Linguagem Oral e Linguagem Escrita
- Evolução científica acerca da aprendizagem da leituras e escrita
- Módulo II – Promoção da Literacia Emergente – 3 horas
- As competências da Literacia Emergente: porquê a sua promoção?
- Consciência Fonológica
- Conhecimentos sobre a escrita
- Escrita Inventada
- Vocabulário
- Conhecimentos sobre o nome das letras e escrita do próprio nome
- Reflexão Morfossintática
- Elaboração de atividades de promoção de competências de Literacia Emergente
- Perspetivar a implementação das atividades em contexto educativo
- Módulo III – Literacia Emergente: da teoria à prática – 3 horas
- Análise da implementação das atividades de Literacia Emergente, em contexto educativo
- Discussão e reflexão conjunta de dificuldades, desafios, vantagens e outros aspetos inerentes à implementação das atividades
- Simulação de outras propostas de Literacia Emergente
- Compilação de dossier de atividades de Literacia Emergente
- Como monitorizar o desempenho e evolução das crianças, em competências de Literacia Emergente?
- Módulo IV – Como integrar a Literacia Emergente num modelo de avaliação e intervenção primária? – 3 horas
- Reflexão sobre aplicação das atividades em contexto e registo de observação das crianças
- O Modelo Response to Intervention: uma forma de prevenir dificuldades de aprendizagem e reduzir abandono precoce;
- Fundamentação e importância do modelo, baseado nas orientações comunitárias para a Educação;
- Reflexão sobre aprendizagens realizadas e integração de conhecimentos sobre Literacia Emergente
Formador:
Marco Martins Bento – Psicólogo Clínico, psicoterapeuta, formador certificada pelo IEFP