Literacia Emergente: Facilitadores de aprendizagem de leitura e de escrita

Data / Hora
Data(s) - 02/03/2023 - 09/03/2023
14:00 - 20:00

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Resumo:

A Literacia Emergente assume-se, na atualidade, como um campo de investigação e ação educativa prementes. A ciência documenta a importância em promover a Literacia Emergente em contextos educativos, nomeadamente na educação pré-escolar, como forma de prevenir dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Assim, integrado num projeto educativo atual, amplo e orientado para a promoção de competências, a capacitação de educadores de infância sobre conhecimentos acerca de literacia emergente assume particular pertinência na preparação de crianças para a entrada no ensino formal.

O Modelo Response to Intervention constitui-se como uma forma de avaliar e intervir precocemente, facilitando a caraterização de crianças e assegurando práticas e estratégias eficazes na redução das dificuldades identificadas. Assim, este modelo tem sido documentado como uma prática efetiva e orientada para intervenção primária. A integração deste modelo nas práticas pedagógicas da educação pré-escolar responde às necessidades educativas nacionais e assegura a redução do abandono escolar precoce, decorrente de experiências negativas precoces face à aprendizagem e à escolar.

Objetivo geral:

– Explorar as conceções de literacia emergente atuais numa perspetiva preventiva na promoção da leitura e da escrita

Objetivos Específicos:

No final da formação, os formandos:

– Desenvolver as competências da literacia emergente
– Elaborar atividades de promoção de competências de literacia emergente
– Reconhecer a importância de caraterizar, monitorizar e refletir acerca da evolução das crianças, em literacia emergente
– Saber implementar metodologias e técnicas de prevenção e promoção de literacia emergente

Destinatários:

  • Docentes do 1º CEB
  • Docentes de Educação Especial
  • Educadores de Infância
  • Psicólogos
  • Psicomotricistas
  • Terapeutas da Fala
  • Terapeutas Ocupacionais
  • Outros profissionais com interesse na área da Literacia

Carga horária e modalidade:

  • 12 horas, divididas em sessões de 6 horas cada
  • Presencial

Datas e horários:

Sábados 2 e 9 de março, das 14h00 às 20h00

Investimento:

  • Matrícula – 40,00€ (pago no ato da inscrição)
  • Propina – 80,00€ (pago até à data da primeira sessão, 2 de março)

– Desconto 10% para alunos e ex-alunos do Instituto ou inscrições duplas
– Mínimo 6 / Máximo 12 formandos

Investimento inclui:

  • Manual de formação
  • Diploma do Instituto reconhecido pela DGERT
  • Certificado de Formação Profissional emitido na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, que abrange a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ)

 

 

Conteúdo Programático:

  • Módulo I – Introdução à Literacia Emergente – 3 horas
    • Educação: Enquadramento comunitário
    • Linguagem Oral e Linguagem Escrita
    • Evolução científica acerca da aprendizagem da leituras e escrita
  • Módulo II – Promoção da Literacia Emergente – 3 horas
    • As competências da Literacia Emergente: porquê a sua promoção?
    • Consciência Fonológica
    • Conhecimentos sobre a escrita
    • Escrita Inventada
    • Vocabulário
    • Conhecimentos sobre o nome das letras e escrita do próprio nome
    • Reflexão Morfossintática
    • Elaboração de atividades de promoção de competências de Literacia Emergente
    • Perspetivar a implementação das atividades em contexto educativo
  • Módulo III – Literacia Emergente: da teoria à prática – 3 horas
    • Análise da implementação das atividades de Literacia Emergente, em contexto educativo
    • Discussão e reflexão conjunta de dificuldades, desafios, vantagens e outros aspetos inerentes à implementação das atividades
    • Simulação de outras propostas de Literacia Emergente
    • Compilação de dossier de atividades de Literacia Emergente
    • Como monitorizar o desempenho e evolução das crianças, em competências de Literacia Emergente?
  • Módulo IV – Como integrar a Literacia Emergente num modelo de avaliação e intervenção primária? – 3 horas 
    • Reflexão sobre aplicação das atividades em contexto e registo de observação das crianças
    • O Modelo Response to Intervention: uma forma de prevenir dificuldades de aprendizagem e reduzir abandono precoce;
    • Fundamentação e importância do modelo, baseado nas orientações comunitárias para a Educação;
    • Reflexão sobre aprendizagens realizadas e integração de conhecimentos sobre Literacia Emergente

Formador:

Marco Martins Bento – Psicólogo Clínico, psicoterapeuta, formador certificada pelo IEFP