Curso Presença: uma viagem meditativa, terapêutica e filosófica pelas Cinco Energias da Vida Plena

Mapa não disponível

Data / Hora
Date(s) - 01/09/2021 - 03/11/2021
19:00 - 23:00

Categorias


 

Esta é uma formação segundo a visão-método designado como Presença, concebido por Paulo Borges numa síntese das tradições contemplativas da humanidade e das descobertas da psicologia e das neurociências contemporâneas. Nesta abordagem a prática formal de meditação é inserida num programa de formação e realização integral do ser humano.

Neste percurso partimos da nossa experiência fundamental, a de uma presença imediata, viva e consciente, aqui e agora, para reconhecer como se manifesta em cinco energias, qualidades ou aspetos nas esferas fundamentais da nossa vida. A experiência de presença surge mais imediatamente como presença infinita, centro de uma presença consciente, de uma presença amorosa, de uma presença abundante e de uma presença criativa. Estas cinco modalidades da presença interpenetram-se e em cada uma delas encontramos todas as outras, manifestando-se respetivamente nos aspetos fundamentais da nossa experiência humana: ser (nascer e morrer), saber, amar, ter e agir.

Nesta visão, o modo como vivenciamos mais ou menos plenamente a experiência de presença, nas suas cinco qualidades fundamentais, traduz-se no modo mais ou menos livre, feliz e harmonioso ou opressivo, sofredor e disfuncional como vivemos a nossa vida nos seus já referidos cinco aspetos principais: ser (nascer e morrer), saber, amar, ter e agir. Na mensagem das tradições de sabedoria da humanidade, confirmada hoje pelas neurociências, a vivência mais ou menos plena da presença, com todas as consequências em termos de uma vida mais ou menos plena e gratificante, depende da medida em que nela abandonemos ou não uma perspetiva e atitude autocentrada ou egocentrada – centrada nos aparentes limites do que julgamos ser, um “eu” ou entidade separada – e mais ou menos nos abrimos a um espaço mais amplo e na verdade ilimitado.

Esta formação consiste numa viagem de abertura da consciência e da vida a esse espaço infinito com exercícios de meditação contemplativa e reflexiva, leitura e interpretação de textos, diálogo, debate, expressão criativa e acão consciente e solidária.

 

 

A formação será composta por seis workshops ao longo de seis meses,

com a duração de 4 horas, com os seguintes temas e objetivos gerais:

 

I – Presença infinita: meditar com consciência aberta, a partir da atenção plena ao corpo e à respiração, experienciando que também somos o espaço ilimitado no qual a cada instante nascemos e nos metamorfoseamos, com tudo quanto vive e existe, como alternativa ao autocentramento e confinamento mental e emocional.

II – Presença consciente: meditar com consciência aberta, a partir da atenção aos fenómenos mentais, como alternativa à distracção e identificação e envolvimento compulsivos com pensamentos, palavras, imagens e emoções transitórias.

III – Presença amorosa: meditar com a respiração amorosa, como alternativa ao sentimento de solidão, desconexão e impotência perante o nosso sofrimento e o do mundo.

IV – Presença abundante: meditar com a consciência aberta através dos cinco sentidos, reconhecendo tudo o que há de imensamente rico e positivo na vida e cultivando gratidão e alegria, como alternativa à sensação de carência e identificação com narrativas e juízos negativos acerca de si, dos outros e do mundo e consequente depressão.

V – Presença criativa: meditar reconhecendo e libertando a espontaneidade criativa e a capacidade de agir e viver positiva e responsavelmente fora das tendências e padrões habituais, como alternativa ao tédio e sentimento de falta de propósito e sentido para a vida.

VI – Presença aberta, vasta e silenciosa: meditar reconhecendo a impermanência da vida, a natureza indestrutível da consciência e o poder das aspirações positivas como preparação para viver e ajudar os outros a viver a morte em paz e como oportunidade de evolução, como alternativa ao sentimento de frustração, remorso e medo no final da vida.

 

No final de cada workshop serão indicadas práticas meditativas formais a realizar durante duas semanas como condição de pleno aproveitamento do workshop seguinte, num mínimo de 30 m diários.

 

Serão também indicados exercícios pós-meditativos, a realizar informalmente ao longo do dia.  A pós-meditação visa integrar a meditação na vida quotidiana, reduzindo progressivamente a sua aparente separação de modo a que se alimentem mutuamente até ao ponto de se fundirem numa contínua experiência de presença. O objetivo é levar o treino da atenção e as tomadas de consciência nas sessões formais de meditação para tudo o que experienciamos e fazemos ao longo do dia, desde que acordamos até que adormecemos.

A meditação formal e a pós-meditação informal são ambas indispensáveis, alimentando-se e enriquecendo-se mutuamente.

 

DATAS:

INVESTIMENTO:

Bookings

As reservas estão fechados para este evento.