Comunicação Assertiva: Resolução de conflitos

Data / Hora
Data(s) - 04/02/2023 - 16/12/2023
9:00 - 18:00

Localização
Instituto Excelência Mental

Categorias


Resumo:

Esta é uma unidade de formação de curta duração, cuja estrutura programática foi elaborada com o intuito de proporcionar aos formandos a oportunidade de reforçarem os seus conhecimentos no domínio da comunicação interpessoal. O foco na importância da comunicação assertiva tem como objetivo a melhoria contínua do desempenho profissional e do desenvolvimento pessoal dos formandos.

Objetivos:

  1. Promover competências de relacionamento interpessoal
  2. Capacitar para uma comunicação eficaz
  3. Desenvolver aptidões de assertividade
  4. Fomentar o êxito e o sucesso nas relações com o outros

Objetivos Específicos:

No final da formação, os formandos:

  1. Saber identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais
  2. Ser capazes de demonstrar competências de comunicação assertiva em diferentes domínios
  3. Saber identificar e ultrapassar obstáculos à comunicação
  4. Conseguir discriminar os diferentes tipos de processamento interno da informação
  5. Saber aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação

Destinatários:

  • Dirigentes
  • Quadros Técnicos
  • Coordenadores de Equipas ou de Projetos
  • Assessores de Administração ou Direção
  • Técnicos de Atendimento
  • Todos os profissionais que necessitem frequentemente de se relacionar/comunicar com outras pessoas (clientes, colaboradores, colegas ou fornecedores).

Carga horária:

  • 50 horas total

Datas e horários:

  • A acordar com a entidade

Investimento para formandos individuais:
(formação para empresas sob consulta)

  • Matrícula – 50,00€
  • Propina – 100,00€

– Desconto 10% para alunos e ex-alunos do Instituto ou inscrições duplas
– Mínimo 6 / Máximo 12 formandos

Investimento inclui:

  • Diploma do Instituto reconhecido pela DGERT
  • Certificado de Formação Profissional emitido na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, que abrange a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ)

Conteúdo Programático:

  • Módulo I – Processo de comunicação e perfis comunicacionais
    • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
      • Emissor/Recetor
      • Canal
      • Mensagem/código
      • Contexto
      • Feedback
    • Diferentes perfis comunicacionais
      • Passivo
      • Agressivo
      • Manipulador
      • Assertivo
  • Módulo II – Comunicação assertiva
    • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    • Empatia
      • Escuta ativa/escuta dinâmica
      • Conceito de contexto comum
      • Semântica/sintaxe
      • Paralinguagem
  • Módulo III – Barreiras à comunicação
    • Barreiras gerais do processo de comunicação
      • Barreiras internas
        • Objetivas
        • Subjetivas
      • Barreiras externas

Formador:

Marco Martins Bento – Psicólogo Clínico, psicoterapeuta, formador certificada pelo IEFP