Comunicação Assertiva: Resolução de conflitos
Data / Hora
Data(s) - 04/02/2023 - 16/12/2023
9:00 - 18:00
Localização
Instituto Excelência Mental
Categorias
Resumo:
Esta é uma unidade de formação de curta duração, cuja estrutura programática foi elaborada com o intuito de proporcionar aos formandos a oportunidade de reforçarem os seus conhecimentos no domínio da comunicação interpessoal. O foco na importância da comunicação assertiva tem como objetivo a melhoria contínua do desempenho profissional e do desenvolvimento pessoal dos formandos.
Objetivos:
- Promover competências de relacionamento interpessoal
- Capacitar para uma comunicação eficaz
- Desenvolver aptidões de assertividade
- Fomentar o êxito e o sucesso nas relações com o outros
Objetivos Específicos:
No final da formação, os formandos:
- Saber identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais
- Ser capazes de demonstrar competências de comunicação assertiva em diferentes domínios
- Saber identificar e ultrapassar obstáculos à comunicação
- Conseguir discriminar os diferentes tipos de processamento interno da informação
- Saber aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação
Destinatários:
- Dirigentes
- Quadros Técnicos
- Coordenadores de Equipas ou de Projetos
- Assessores de Administração ou Direção
- Técnicos de Atendimento
- Todos os profissionais que necessitem frequentemente de se relacionar/comunicar com outras pessoas (clientes, colaboradores, colegas ou fornecedores).
Carga horária:
- 50 horas total
Datas e horários:
- A acordar com a entidade
Investimento para formandos individuais:
(formação para empresas sob consulta)
- Matrícula – 50,00€
- Propina – 100,00€
– Desconto 10% para alunos e ex-alunos do Instituto ou inscrições duplas
– Mínimo 6 / Máximo 12 formandos
Investimento inclui:
- Diploma do Instituto reconhecido pela DGERT
- Certificado de Formação Profissional emitido na plataforma SIGO – Sistema Integrado de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, que abrange a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ)
Conteúdo Programático:
- Módulo I – Processo de comunicação e perfis comunicacionais
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Emissor/Recetor
- Canal
- Mensagem/código
- Contexto
- Feedback
- Diferentes perfis comunicacionais
- Passivo
- Agressivo
- Manipulador
- Assertivo
- Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Módulo II – Comunicação assertiva
- Particularidades e vantagens do perfil assertivo
- Empatia
- Escuta ativa/escuta dinâmica
- Conceito de contexto comum
- Semântica/sintaxe
- Paralinguagem
- Módulo III – Barreiras à comunicação
- Barreiras gerais do processo de comunicação
- Barreiras internas
- Objetivas
- Subjetivas
- Barreiras externas
- Barreiras internas
- Barreiras gerais do processo de comunicação
Formador:
Marco Martins Bento – Psicólogo Clínico, psicoterapeuta, formador certificada pelo IEFP